Crise de ansiedade! #5 dicas preciosas na hora da crise.

A pessoa que sofre com a ansiedade sabe como é difícil viver em constante crise de ansiedade.

Dificuldades financeiras, crise no relacionamento, saúde debilitada são problemas que mexem com a emoção da gente. Mas não são só eles, existem outros fatores que disparam uma espécie de “gatilho” interno de cada um e dá início à crise de ansiedade.

Emoções que nos afetaram muito no passado e não foram cuidadas podem trazer um desequilíbrio no momento presente e consequências mais graves no futuro.

Então, nada de ficar aí acumulando mágoas e se achando a última criatura do planeta. A conta pode estar no vermelho, o namoro ou casamento balançando um pouco, mas nada vai mudar se você ficar na posição em que está, sem fazer nada. Vamos às atitudes de socorro:

# 1 – Busque um lugar calmo

Música calma, ambiente tranquilo, com pessoas falando baixo permitem que você entre no clima e vá relaxando. S você conseguir se retirar para um lugar só seu para ouvir uma música que te tranquilize, melhor. Controle a respiração, feche os olhos, pense numa situação que acalme sua mente. Se você conseguir fazer isso por cinco minutinhos já será um remédio para você, seu corpo e sua mente.

Caso  não seja possível você  ir para um lugar separado das pessoas, na sua posição de trabalho mesmo, procure concentrar-se em você, cantarole uma música relaxante mentalmente. Imagine-se uma situação relaxante por alguns minutos. Depois de alguns dias, o resultado irá te surpreender.

person-832193_1280

# 2 –  Respiração

Como eu falei logo acima, controlar a respiração é fundamental. Prestar atenção no ritmo dela é bastante importante.

A respiração é o principal aliado quando há uma crise de ansiedade.

A dica é: feche os olhos, inspire contando mentalmente até 3, segure contando até 2 e solte contando até 6. O ar entra e sai pelo nariz.

Inicialmente parece um pouco difícil, mas com o tempo você aprende a soltar contando até 6. Vamos lá: inspire contando mentalmente até 3, segure contando até 2 e solte contando até 6. O ar entra e sai pelo nariz.

Esse exercício regulariza a respiração e vai ajudar a fazer com que você tire o foco do problema ou pensamento e preste atenção na sua respiração, ajudando focar no presente. Vai ter de ficar focado no exercício …rs!

# 3 – Alongue – se

O alongamento ajuda a relaxar a musculatura que está  tensionada.

– Mantenha a coluna reta, solte a cabeça com cuidado para traz deixando que o seu peso alongue toda parte anterior do pescoço. Volte bem devagar.

– Vire a cabeça para o lado esquerdo como se fosse olhar por cima do ombro.  Inspire e expire 3 vezes. Volte devagar.

– Faça o mesmo movimento para o lado direito. Volte

– Deixe a cabeça cair com cuidado para frente, como se o queixo fosse encostar no peito , Inspire e expire 3 vezes . Volte devagar. É muito importante não prender a respiração durante os exercícios. É justamente quando expiramos que a tensão se solta.

# 4 – Massageie –se

A massagem nos músculos da face, cabeça e pescoço ajuda a aliviar as contrações musculares.

-Com a coluna ereta junte os dedos indicador, médio e anelar  e faça movimentos circulatórios na parte anterior do ouvido direito e esquerdo. Essa região geralmente fica dolorida pela contração muscular devido a tensão que descarregamos nos dentes.

– Com a mão um pouco mais aberta, coloque as pontas dos dedos nas laterais da cabeça faça movimentos circulares no músculo que se encontra nessa região. A maior parte das dores de cabeça tensionais são provocadas pela tensão deste músculo, que é afetado pelo apertamento dos dentes.

– Fazendo um “C” com os dedos da mão, aperte o músculo do ombro e vá mudando a posição dos dedos achando locais doloridos e massageando toda a extensão das costas.

– Ainda com os 3 dedos faça movimentos circulares em toda a base da cabeça e desça pelo pescoço, massageando a lateral da coluna cervical até chegar no ombro.

 

# 5 – Mantenha uma atitude positiva

Seja realista e veja se o problema é tão grande quanto parece. Pense sempre que há uma saída e uma solução e que você vai encontrá-la.

Ficar preocupado com o que nem aconteceu então é o pior inimigo da paz de espírito. Esse fantasma rouba momentos de alegria e tranquilidade.

Xô, ansiedade.

Espero que essas dicas te ajudem a vencer a crise de ansiedade, mas elas só serão boas se você  praticar.

Ame-se e cuide-se.

E se você gostou, compartilhe com alguém.

Um abraço carinhoso, um beijo e até a próxima.

Rose

E-book Grátis ensina Como Controlar o TRANSTORNO DE ANSIEDADE de forma simples.

Rosemary

Formada em Odontologia pela Faculdade de Odontologia de Bauru-USP, com especialização em Ortodontia e Ortopedia Facial pela FUNBEO-USP, sempre se interessou pelo Desenvolvimento Pessoal, por isso, paralelamente à Odontologia cursou Medicina Tradicional Chinesa-Acupuntura, Body Mind Talk e Terapia TFT e formou-se em Coaching Pessoal e Profissional pela Sociedade Brasileira de Coaching. Atua em consultório particular exercendo Ortodontia e atende clientes de Terapia e Coaching.

Website: http://rosemarydecastro.com