Medo de dirigir- Como me livrei disso

Dirigir nos tempos modernos virou uma necessidade, tanto em cidades pequenas como nas metrópoles,facilitam a locomoção e independência das pessoas, portanto, pessoas que tem medo de dirigir apresentam uma grande limitação na correria do dia a dia.

O medo de dirigir pode ser um simples receio ou chegar a uma fobia que impossibilita a pessoa nas atividades cotidianas.

Os primeiros estudos foram feitos com  foco nas consequências psicológicas de vítimas de acidentes de trânsito. Nesses estudos notou-se que  o transtorno de estresse pós -traumático e o medo de dirigir era comum em pessoas que sofreram acidentes.

Mas estudos com a população em geral são escassos, mas parte da população também parece apresentar o medo de dirigir. Não há dados muito conclusivos  sobre a prevalência do medo de dirigir na população em geral.

A literatura disponível sobre a taxa de porcentagem de pessoas que sofrem  medo de dirigir apresenta taxas  entre 7% a 8%, sendo a maioria das pessoas com esse problema do sexo feminino.

De acordo com o Manual de Desordens Mentais¹ o medo de dirigir pode ser diagnosticado como uma fobia específica ( um dos seis tipos de transtornos de ansiedade conhecidos). Porém é importante compreender os pensamentos envolvidos nas reações de medo, sendo assim há diversos tipos de medo de dirigir, Taylor et al.² sugerem que o medo de dirigir pode ser uma manifestação  relacionada a outros transtornos de ansiedade como agorafobia, transtorno de pânico ou outros.

Um estudo publicado no Jornal Brasileiro de Psiquiatria³ encontrou que 45% das pessoas que tem o medo de dirigir relataram que não tinham veiculo disponível na época que adquiriram a carteira de Habilitação, o que fez com que não se desenvolvessem como motorista.

Eu tive esse problema por algum tempo o que me atrapalhou muito, logo que sai da faculdade, época de inicio de trabalho e eu não tinha coragem de dirigir apesar do carro disponível.

Quando sentava no banco do motorista tinha crise de ansiedade, pernas tremiam, estômago embrulhava, coração acelerava, tinha que sair e esperar alguém me levar ou ir de ônibus.

Gravei um vídeo onde conto minha experiência e como me libertei desse problema.

Espero que você goste e que sirva de inspiração para você buscar se libertar das coisas que te prendem.

Deus nos fez para sermos livres, não permita que nada te prenda.

“Foi para liberdade que Cristo nos libertou! Portanto, permanecei firmes e não vos sujeiteis outra vez a um jugo de escravidão” Gálatas 5:1

print medo de dirigir

                                                 Clique na imagem para assistir

Se você gostar do vídeo dá um curtir e compartilhe com seus amigos, isso me ajudará a alcançar mais pessoas. Muito obrigada por estar aqui.

Com amor, um beijo

Rose

 

Literatura pesquisada:

  1. American Psychiatric Association (APA). Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders. 4th ed. Text revision. Washington, DC: American Psychiatric Press; 2000.
  2. Taylor JE, Deane FP, Podd JV. Determining the focus of driving fears. J Anxiety Disord. 2000;14(5):453-70.
  3. J. bras. psiquiatr. vol.62 no.2 Rio de Janeiro Apr./June 201

E-book Grátis ensina Como Controlar o TRANSTORNO DE ANSIEDADE de forma simples.

Rosemary

Formada em Odontologia pela Faculdade de Odontologia de Bauru-USP, com especialização em Ortodontia e Ortopedia Facial pela FUNBEO-USP, sempre se interessou pelo Desenvolvimento Pessoal, por isso, paralelamente à Odontologia cursou Medicina Tradicional Chinesa-Acupuntura, Body Mind Talk e Terapia TFT e formou-se em Coaching Pessoal e Profissional pela Sociedade Brasileira de Coaching. Atua em consultório particular exercendo Ortodontia e atende clientes de Terapia e Coaching.

Website: http://rosemarydecastro.com