Como controlar a Ansiedade rapidamente e relaxar

Como Controlar a ansiedade rapidamente e relaxar

Será possível controlar rapidamente aquela palpitação, tremor, suor nas mãos, tontura que um ataque de pânico ou ansiedade pode dar só com suas mãos?

É sim e é isso que vou te mostrar neste post como controlar a Ansiedade e te contar um grande sufoco que passei quando tive todos esses sintomas.

Se esse você acha que esse assunto é bom já me ajuda compartilhando esse post com mais alguém que precisa controlar a ansiedade.

Fica comigo até o fim e você vai entender porque isso acontece e como fazer para melhorar bem rápido dessa sensação desagradável.

Estes sintomas acontecem quando você tem um ataque de pânico, ou ansiedade generalizada e pode até acontecer se você não tem esses transtornos mas está passando por algum período de maior estresse ou de grandes desafios.

Quando você é exposto a algum perigo real como um assalto, por exemplo, seu cérebro libera no seu corpo substâncias que acionam o mecanismo de luta ou fuga , para que você consiga se livrar do perigo saindo correndo ou lutando.

Falando nisso agora me lembrei de uma vez quando eu morava numa chácara e meu cachorrinho tinha sumido e eu saí com minha amiga para procurar por ele, perto da chácara passa a linha do trem e quando fui atravessar essa linha o carro morreu e de longe ouvimos o apito do trem, que sufoco, minhas mãos tremiam e o coração acelerou, parecia quando eu tinha medo de dirigir, se você não viu esse vídeo que conto como me livrei do medo de dirigir é só clicar aqui , mas consegui ligar o carro e saímos rapidinho dali

Depois que saímos da linha precisamos de um tempo para baixar a palpitação do coração porque foi muito estressante.

Com esse estímulo  o cérebro envia mensagens para a glândula supra renal ,que fica bem em cima do rim, vou deixar a foto aqui pra você ver , liberar substâncias como a adrenalina que acelera o ritmo do coração e também a respiração, além de dilatar pupilas e outros sinais.

Como seu coração acelera, a respiração fica mais rápida e bem mais superficial e tem um descontrole entre o oxigênio que entra e o gás carbônico que sai, isso é chamado de hiperventilação e pode causar tontura, formigamento no rosto, formigamento ao lado da boca, palpitação, e dependendo do caso até desmaio.

É uma sensação bem ruim.

O estímulo pode ser real como o trem que apitou na hora que eu estava em cima da linha mas pode ser imaginário como um pensamento ruim que desenvolve uma ansiedade como por exemplo uma conta para pagar que você imagina que não vai ter dinheiro ou um ataque de pânico para as pessoas que sofrem com a síndrome do pânico.

Quase metade das pessoas que têm síndrome do pânico tem a síndrome da hiperventilação, mas também pode ocorrer em pessoas com transtorno de ansiedade generalizada, ansiedade social, estresse pós-traumático.

É preciso voltar a  equilibrar o ar que entra e o ar que sai e fazer com que essa respiração não fique tão superficial para passar esse mal estar, por isso vamos fazer um exercício que vai te ajudar bastante.

Técnica para controlar a hiperventilação e a palpitação

Você vai fazer uma conchinha com as mãos tampando o nariz e a boca e vai inspirar e expirar aí dentro dessa conchinha.

Vamos  lá tampe o nariz e a boca e inspire e solte o ar, vamos fazer por 3 vezes mas você vai fazer até perceber que sua respiração está voltando ao normal tá bem? Tente inspirar e estufar o seu abdômen e soltar o ar mais devagar levando o dobro de tempo que inspira.

Vamos lá:

Inspira ….. Expira

Inspira….. Expira

Inspira……Expira

Eu gosto de  fazer esse exercício com um saquinho de papel e tampar nariz  e boca e inspirar e expirar dentro desse saquinho.

Eu acho até mais fácil de fazer porque com a mão às vezes não conseguimos tampar direito, mas a vantagem de fazer com as mãos é que elas estão sempre com você então em qualquer lugar que você comece a sentir esses sintomas desagradáveis você pode ir no banheiro ou num lugar mais afastado e fazer sem nenhum problema.

Nessa época de desemprego que muita gente está buscando se recolocar no mercado, uma entrevista de emprego pode ser um gatilho para uma crise de ansiedade com hiperventilação então para se acalmar você pode usar essa estratégia e conseguir relaxar  para entrar com confiança na entrevista.

Bem, então  é isso espero que tenha te ajudado a entender e também a controlar essa sensação tão ruim.

Se você quiser assistir o vídeo sobre esse post você pode acessar aqui embaixo e assistir.

Se você ainda não é assinante do meu canal no Youtube  fica o convite para você assinar, vai ser um prazer ter você lá.

Qualquer dúvida você pode deixar nos comentários do vídeo ou me mandar uma mensagem pelas redes sociais que será um prazer falar com você.

Que Deus te abençoe e você possa ficar cada dia melhor com controle da ansiedade.

Um beijo

Rose 😘

E-book Grátis ensina Como Controlar o TRANSTORNO DE ANSIEDADE de forma simples.

Rosemary

Formada em Odontologia pela Faculdade de Odontologia de Bauru-USP, com especialização em Ortodontia e Ortopedia Facial pela FUNBEO-USP, sempre se interessou pelo Desenvolvimento Pessoal, por isso, paralelamente à Odontologia cursou Medicina Tradicional Chinesa-Acupuntura, Body Mind Talk e Terapia TFT e formou-se em Coaching Pessoal e Profissional pela Sociedade Brasileira de Coaching. Atua em consultório particular exercendo Ortodontia e atende clientes de Terapia e Coaching.

Website: http://rosemarydecastro.com