Como o perdão pode mudar sua vida

Perdão não é esquecimento, nem fingir que nada aconteceu. Perdão é não guardar ressentimento, abrir mão, deixar ir embora.

Falar de perdão não é uma tarefa fácil.

Por que será que o perdão é tão rejeitado e temido pelas pessoas? Uma das causas que mais interferem nessa questão do perdão é o orgulho. Muitas vezes para perdoar alguém devemos deixar o orgulho de lado e simplesmente lançar fora toda a afronta que recebemos de alguém.

Realmente isso não é nada fácil, muitas coisas nos magoam tão profundamente que falar em perdão é algo que está bem longe da nossa vontade.

perdão por favor

Geralmente as pessoas torcem logo o nariz quando falamos que é preciso praticar o perdão.

Algumas pessoas logo vão falando “quem perdoa é Deus, não eu”. Não , não!!

Isso é uma ideia muito errada sobre o que Deus diz em sua Palavra, inclusive quando Jesus ensina-nos como orar  a Oração do Pai Nosso que nós conhecemos e muitos de nós oramos muitas vezes na nossa vida.

Se prestarmos atenção na Oração do Pai Nosso diz: “perdoa as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido” Hum…. agora complicou aqui!!!

Estamos pedindo que Deus nos perdoe como perdoamos aos nossos ofensores, mas nos negamos a perdoar?

Vou te dar três razões fortíssimas de porque você deve começar a perdoar hoje:

1- O perdão de Deus está vinculado ao seu perdão. 

Como vimos no Pai Nosso, Jesus nos ensinou a orar pedindo ao Senhor que nos perdoe da mesma forma como nós perdoamos as outras pessoas.

Nós erramos toda hora, talvez todo minuto, não há um dia sequer que a gente não necessite do perdão de Deus. Se somos tão pecadores e necessitamos tanto de perdão como podemos negar perdão a pessoa que nos ofendeu?

Não importa se ela se arrependeu ou não, isso é um problema da pessoa. Perdoar também não indica que você vai ter uma amnésia e nunca mais se lembrará do que te fizeram, perdoar deixará você bem com Deus pois é ordem d’Ele que a gente perdoe. Perdoando você estará obedecendo a Deus.

Se você vai continuar a se relacionar com a pessoa ou não é uma decisão sua depois, isso não está ligado ao perdão.

Vamos imaginar que você emprestou um dinheiro a um amigo seu e ele gastou dinheiro com um monte de coisas inúteis e na hora de te pagar ele não teve como te pagar, ele se arrepende, pede perdão, você resolve perdoar o seu amigo, mas pode ser que você nunca mais empreste dinheiro para ele.

2- O perdão te liberta

perdão-abraço

Você já observou que quando estamos magoados com alguma pessoa parece que ela vive ali com a gente? Você está comendo ela está com você, você vai dormir ela deita ao seu lado, todo dia você está mais com a pessoa que te magoou do que com qualquer outra pessoa.

Por que isso acontece? Porque aquela magoa te acompanha, por dias, meses e anos , vira e mexe você tá tomando banho e lembrando o que aquela pessoa te disse ou fez.

Isso me fez lembra de um versículo em Romanos 7:24 que diz “quem me livrará do corpo dessa morte?” o apostolo Paulo está falando de um castigo romano em que o corpo da vítima era amarrado ao corpo do seu assassino, costa com costa , e ele tinha que levar esse corpo para todo o lugar e esse corpo ia se decompondo e contaminando o assassino até que esse morresse também.

Eu sempre imagino quando nos negamos a perdoar como esse versículo, eu, carregando pra baixo e pra cima o peso de quem me ofendeu e sendo contaminada e tendo minha caminhada dificultada por causa desse peso que eu me nego a tirar de mim.

3- A Falta de Perdão piora o quadro de Ansiedade

A Ansiedade é natural, todo mundo tem, serve para nossa defesa, mas pode acontecer de começar a ser algo patológico, ou seja, vira uma doença. Aí vem o que nós conhecemos por Transtornos de Ansiedade.

Muitas vezes a ansiedade pode ser agravada por experiências que tivemos no passado, relacionamentos ruins dos pais, assalto, acidentes, abusos sexuais, a criança se sentiu abandonada por um dos pais , uma série de outras situações podem vir a agravar a situação emocional da pessoa que passa a ter Transtorno de Ansiedade.

Uma das formas eficazes de lidar com isso é decidir perdoar a pessoa que te magoou.

É muito interessante falar que a criança tem interpretações erradas da realidade, ela interpreta de acordo com a vivência que ela tem e como ela enxerga a situação, muitas vezes uma dor que ela carrega por toda a vida não é  realidade.

Vou te dar um exemplo para deixar mais claro, os pais sempre brigam e a criança ouve, fica triste e se sente mal, um dia , a mãe chega para a criança e diz que elas vão mudar e que o pai não vai junto porque eles vão se separar, a criança pode guardar no seu coração que  ela é a culpada pela separação dos pais, o que é claro, não é verdade.

Ela pode carregar isso pelo resto da vida e isso pode interferir na sua vida emocional. Ela tem que fazer um trabalho de perdão a si própria e entender que ela não tem culpa pela separação dos pais.

Agora depois de te dar essas três razões de porque você deve perdoar eu preciso te dizer mais um mito que muitas pessoas dizem quando se referem ao perdão. Muitas pessoas dizem que não sentem vontade de perdoar, nossa vontade nunca é deixar de lado uma ofensa, nossa vontade é vingar, é dar o troco, não é mesmo?

Perdoar não é um sentimento, perdoar é uma decisão.

Você tem que decidir perdoar, pedir ajuda ao Espírito Santo e manter-se firme na decisão que tomou, quando a mágoa vier você diz pra ela: – já está perdoado e eu estou livre desse sentimento. E continuar sem mágoas e sem ressentimentos uma vida leve e feliz.

Se você gostou desse post ou se ele te ajudou de alguma forma compartilhe com outras pessoas. Compartilhar algo que nos fez bem é um ato de amor.

Quer contar sua experiência com o perdão, fale nos comentários, vai ser bom ouvir saber de sua lutas e vitórias.

Com amor

Rose

E-book Grátis ensina Como Controlar o TRANSTORNO DE ANSIEDADE de forma simples.

Rosemary

Formada em Odontologia pela Faculdade de Odontologia de Bauru-USP, com especialização em Ortodontia e Ortopedia Facial pela FUNBEO-USP, sempre se interessou pelo Desenvolvimento Pessoal, por isso, paralelamente à Odontologia cursou Medicina Tradicional Chinesa-Acupuntura, Body Mind Talk e Terapia TFT e formou-se em Coaching Pessoal e Profissional pela Sociedade Brasileira de Coaching. Atua em consultório particular exercendo Ortodontia e atende clientes de Terapia e Coaching.

Website: http://rosemarydecastro.com