A Meditação tem apresentado tantos benefícios que até parece mentira que uma prática simples, barata, transformadora e sem efeitos colaterais possa trazer tantos benefícios.
Você já percebeu que apesar de todo avanço nas ciências e medicina e de todo avanço tecnológico as pessoas se encontram cada dia mais distantes da paz no coração e na alma? Em busca de um alívio para essa angustia que acomete a muitos, as pessoas tem usado cada vez mais antidepressivos e algumas outras pessoas estão encontrando a Meditação, mas esse numero poderia ser bem maior do que é devido aos benefícios da Meditação que a ciência tem descoberto.
Através da meditação podemos começar a fazer uma viagem interna e ver que nem tudo é tão ruim como muitas vezes parece e que podemos sim começar a mudar nossa mente e atitudes através da Prática da Meditação. Além disso exames de imagem tem demonstrado que a Meditação transforma a anatomia e a dinâmica do cérebro ainda traz beneficio extra de atuar nas células do cérebro fazendo com que permaneçam jovens por mais tempo.
Mas, com tantos benefícios porque a Meditação não é mais praticada?
Eu acredito que muitas pessoas ainda pensam na Meditação como prática religiosa do Budismo e Hinduísmo. Apesar de ser uma prática dessas religiões há milhares de anos, pessoas de todas as religiões e crenças podem praticá-la sem a conotação religiosa, pois todos os benefícios que a ciência tem descoberto são da Meditação em si, separada da religião.
Existe uma ideia errada de que Meditação é esvaziar a mente, o que não acontece, na Meditação da Plena Atenção, muito estudada pela ciência, o que se procura é estar presente em todos os momentos mesmo que você esteja andando ou comendo.
Outro motivo é pensar que a pessoa que vai meditar vai entrar numa espécie de transe, ou seja, apagar a mente de modo a ficar inconsciente, como se fosse um vegetal, pelo contrário, você ficará mais consciente das suas emoções e com a prática conseguirá ter mais controle sobre si mesmo e mais resiliência.
Por ultimo, a pessoa tem que estar disposta a fazer algo positivo para si mesma, empenhar-se com disciplina e investir tempo em si mesma, mesmo que poucos minutos, para ter os benefícios da prática da Meditação. Cuidar de si mesmo não é uma tarefa fácil, requer disciplina e paciência e trabalho. Mas abrir os olhos e começar a enxergar o mundo de forma diferente é uma satisfação imensa.
Vamos examinar agora 9 benefícios da meditação que você pode desconhecer mas que a ciência já comprovou através de estudos com meditadores:
1- Diminui a Ansiedade e Depressão
A pessoa que tem Transtorno de Ansiedade tem uma dificuldade muito grande em manter-se no agora, em geral, o ansioso tem uma extrema preocupação com o futuro e não é difícil encontrar pessoas ansiosas que viajam entre futuro e passado enquanto a vida passa e ela não se dá conta. A depressão está muito ligada a ansiedade, muitas vezes pessoas extremamente ansiosas passam por períodos de depressão ou até tem uma depressão mais profunda. A Meditação atua na Ansiedade fazendo com que a pessoa consiga se manter mais no presente e tenha mais força para passar pelas adversidades que todos passamos sem se deixar abater tanto.
Na Depressão um estudo de Toronto comprovou que a pessoas que fizeram uso da Meditação tiveram os mesmos resultados do que as que fizeram uso de antidepressivos, porém com a vantagem de ser de baixo custo e sem efeitos colaterais.
2- Melhores noites de sono
Com a prática da Meditação os pensamentos começam a ser detectados assim que surgem e podem ser interrompidos ou questionados evitando assim as dolorosas idéias repetitivas, que são conhecidas entre os profissionais de saúde mental como ruminação, o que é uma das grandes causas de insonia, além de a meditação ser responsável por diminuir as ondas cerebrais permitindo um melhor relaxamento.
3- Diminui dores crônicas.
Nos estudos com imagens cerebrais notou-se a diminuição de áreas do cérebro que são associadas à ansiedade no período que antecede o estímulo doloroso, como se a reação dessas áreas tivesse se “acostumado” à dor, o que significa na prática que os praticantes passaram a sentir menos dor. A prática da meditação traz como benefício a redução da necessidade do uso de analgésicos e a diminuição das dores crônicas.
4- Controla a pressão arterial
O Dr Daniel Goleman , autor de Inteligência Emocional em seu livro A arte da Meditação relata sua experiência com a Meditação depois de haver descoberto sua pressão sanguínea assustadoramente alta. Diz ele que a pressão sanguínea reage não só a tensão interna, mas também à fantasia mental, na verdade ela não distingue entre o perigo verdadeiro e o imaginado. Após ir para um retiro de meditação, começou a praticar a meditação todos os dias por 20 minutos e mantém a pressão nos níveis normais mesmo durante afobação de prazos de trabalho e da loucura inevitável. Ainda ajuda a aliviar as dores da angina e a arritmia e baixa os níveis de colesterol no sangue.
5- Mais alegria e energia
Ao permanecer mais atentos ao que acontece conosco podemos logo perceber quando pensamentos preocupantes ou tristes aparecem. Assim, aprendemos a lidar melhor com esses sentimentos e não deixar que nos deprimam. A Meditação parece nos tornar mais fortes aos estímulos externos que antes nos afetavam tanto. Os eventos exteriores não mudam mas sim o nosso interior.
6- Melhor concentração e memória
Especialistas tem mostrado que a meditação treina a capacidade de prestar atenção. Esse aguçamento da atenção não dura apenas na hora da meditação mas durante todo o dia da pessoa. Ao conversar com alguém, quem pratica a meditação tem a capacidade de prestar atenção especial ao que a pessoa está fazendo e falando , melhorando inclusive, por conta disso, os relacionamentos interpessoais.
7- Melhora a auto-estima
Ao começar a viagem para dentro de nossas emoções descobrimos coisas boas e as vezes ruins, com isso podemos enfrentar aquilo que nos machuca e mudar e também fortalecer nossos pontos fortes e conhecer-nos melhor descobrindo que temos valores que antes desconhecíamos.
8- Maior sensação de Bem estar
A Meditação ajuda no controle do estresse das situações desafiantes do dia a dia , como falar em público, fazer uma reunião de trabalho, isso já alivia muito nosso bem estar. Além disso a prática demonstrou-se eficaz na diminuição de resfriados, dores de cabeça e melhora da imunidade, protegendo contra tumores, vírus e infecções. Um dos grandes benefícios da Meditação está em levar a pessoa que medita a um estado de relaxamento bastante profundo.
9- Equilibra as Emoções
A prática constante da Meditação tem , sem dúvida, efeitos muito benéficos no equilíbrio das emoções, começando com o controle do estresse, das dores crônicas, até muitos benefícios em que o estresse é a causa principal do problema, pouquíssimos são os casos em que o fator emocional não esteja envolvido. Ainda tem se mostrado muito boa em casos de efeitos colaterais de hemodiálise, quimioterapia, enfisema ou doenças de pele.
Com tantos benefícios e sem contra indicações a Meditação deveria estar inserida na vida de praticamente todas as pessoas, raros são os casos em que não se dão bem com a prática, por isso tem sido adotada em escolas , hospitais, asilos em outros países trazendo muitas vantagens.
E você? Agora que conhece um pouco mais sobre essa prática tão poderosa não ficou com vontade de começar hoje mesmo?
As vezes é um pouco difícil começarmos sozinhos, mas podemos contar com os programas de Meditação Guiada que ajudam muito a tornar a prática mais fácil.
Eu te convido a conhecer o Programa Viva Leve Relax, um programa de meditação e relaxamento desenvolvido para cristãos.
Baixe o relaxamento guiado aqui abaixo e deixe seu e-mail para que você conheça mais o programa e venha fazer parte dessa comunidade de meditadores cristãos.