Separação – sonhos destruídos… # 3 armas para vencer o sentimento de culpa.

Estava conversando com uma amiga ontem e durante nossa conversa sobre problemas e separação, maridos e ex, pude perceber um sentimento de culpa nas palavras dela.

Como não é raro as pessoas sentirem-se culpadas por muitas coisas, resolvi conversar um pouco com você sobre esse sentimento que atrapalha muito nossa vida.

Culpa segundo o Dicionário Aurélio significa:  falta voluntária contra o dever, desleixo, omissão, causa (de mal ou dano), imputação, delito, crime, pecado.

Hoje vamos falar da culpa que muitas mulheres carregam por terem se separado.

Existe um  peso sobre o ombro das mulheres que é  a responsabilidade de “fazer dar certo o casamento” e quando acontece a separação muitas mulheres se culpam pelo fracasso da união.

Esse peso que muitas de nós carregamos se deve ao fato de que fomos criadas para casar, ter filhos, cuidar do marido, ser a auxiliadora e durante os anos fomos assumindo muitos  papéis  no lar, acabamos nos tornando sustentadoras, educadoras, babás ,cozinheiras , professoras, enfim, assumimos cargas e responsabilidades  que muitas vezes acabam tornando o viver de algumas de nós um fardo difícil de suportar.

Além de todas as funções no lar estamos cada dia mais expostas aos fatores estressantes do ambiente de trabalho , das contas a pagar, do trânsito, da violência, preocupando-nos não somente com nossa vida, mas com nossos filhos, pais, marido, irmãos, enfim, a mulher muitas vezes esquece de si própria em função da preocupação com as outras pessoas.

Devido a isso vemos a cada dia aumentar o numero de mulheres que morrem de Infarto, AVC, câncer e muitas outras doenças que tinham uma prevalência menor nas mulheres. Também atualmente encontramos muitas mulheres ansiosas e depressivas, as voltas com problemas de obesidade, vícios e completamente infelizes.

Não bastando tudo isso muitas mulheres carregam o peso do fracasso no casamento.

Esse sentimento é arrasador e destrói  os sonhos de muitas de nós, tortura-nos e muitas vezes fazem com que nossa auto-estima seja completamente enfraquecida.

Devido a isso quero te apresentar 3 armas para você vencer o sentimento de culpa:

1ª arma:  A responsabilidade não é só sua.

Lembre-se que um relacionamento somente segue adiante se as duas pessoas estiverem comprometidas com ele.  Se aconteceu uma separação com certeza a responsabilidade não é somente sua, ambos podem ter cometido erros.  O fato de você não suportar mais a vida como estava é porque você pode ter chegado no seu limite. Não se torture mais a esse respeito, cuide de você , da sua saúde, aparência  e emoções.

2ª arma: Não procure culpados  

Quando algo não dá certo é natural do ser humano querer saber o porquê. Isso não é problema nenhum se quisermos aprender com nossos erros, mas muitas vezes passamos a vasculhar todas as coisas em busca de culpados.  Procure melhorar nos pontos em que você acha que falhou mas siga sua vida. Coloque um ponto final nessa etapa de vida e faça planos para o seu futuro.

3ª arma : Perdoe

É natural que numa separação ambos saiam machucados. Muitos desentendimentos, brigas , palavras e atos podem nos deixar profundamente magoados. Saiba que o perdão é uma forma de libertação, não de quem é perdoado mas de quem perdoa. A pessoa que se recusa a perdoar fica presa nessa dor e carrega um peso difícil de suportar. O perdão é uma decisão: decida perdoar.  Quanto antes você perdoar mais rápido você  se sentirá melhor.

Uma separação causa muitos sofrimentos por isso é importante entender que temos um tempo para sofrer o “luto”ou a dor da perda.  Não se compare com ninguém, cada pessoa tem seu próprio tempo e sua própria maneira de passar pelas tempestades. Seja você hoje melhor que ontem.  Use as armas certas  e consiga a vitória.

Quero terminar com um trecho da musica do Pe Fábio de Melo – Não Foi Tua culpa

“Não foi tua culpa,

e não te engane com isso.

Não foi tua culpa,

Liberta-te deste peso.

Não te tortures,

pensando que mal tens feito…

se Deus não te acusa,

Ninguém mais tem o direito,

Não foi tua culpa…”

Espero que esse artigo possa ter te inspirado e ajudado de alguma forma.

Se você gostou e acredita que ele pode ser útil para outras pessoas compartilhe. Deixe seu comentário e se curtiu clique no joinha  😉

Não se esqueça de se inscrever  na lista vip aqui do blog e no meu canal no Youtube:

Clique aqui para acessar o Canal!

 

Um abraço carinhoso, um beijo e até o próximo artigo.

Rose

E-book Grátis ensina Como Controlar o TRANSTORNO DE ANSIEDADE de forma simples.

Rosemary

Formada em Odontologia pela Faculdade de Odontologia de Bauru-USP, com especialização em Ortodontia e Ortopedia Facial pela FUNBEO-USP, sempre se interessou pelo Desenvolvimento Pessoal, por isso, paralelamente à Odontologia cursou Medicina Tradicional Chinesa-Acupuntura, Body Mind Talk e Terapia TFT e formou-se em Coaching Pessoal e Profissional pela Sociedade Brasileira de Coaching. Atua em consultório particular exercendo Ortodontia e atende clientes de Terapia e Coaching.

Website: http://rosemarydecastro.com