Festas e a solidão… a ansiedade que só aumenta.

Uma das sensações mais difíceis de lidar nesta época de festas é o sentimento de solidão. O coração da pessoa ansiosa não dá trégua, apesar da família reunida, da casa cheia, do espírito natalino e dos presentes o coração permanece vazio.

A saudade parece ficar ainda maior. Saudade de alguém que se foi de repente, saudade de um relacionamento que não deu certo, das pessoas que amamos e estão longe.

Outros sentimentos invadem nossos pensamentos: a vida financeira desorganizada com as contas que se acumulam dia a dia e a solução não vem.

É verdade, muitas coisas parecem doer mais nessa época, provavelmente por conta da relação com os momentos de comunhão que resgatam os laços com família e nossas memórias da infância.

Também é verdade que o ansioso é um “grande cobrador” e sofre por achar que não consegue corresponder ao que os outros esperam dele.

O ansioso cobra-se por tudo: por não interagir com a família, por não conseguir relaxar nem dormir direito, o que acaba se refletindo em todo o resto e provoca até dores no corpo, por exemplo.

Sabe de uma coisa?

Eu já passei por tudo isso.  E quando estava mergulhada em meu “poço de ansiedade” achei essa situação não passaria nunca.

Passou!

Hoje, eu posso te dizer que isso pode ser diferente. O meu natal está transformado.

 

papai noel

E o que mudou? Eu mudei. Os meus problemas continuam, mas eu os encaro de maneira diferente.

Uma das maiores dificuldades da pessoa ansiosa é ver as coisas boas da vida.

Sabe aquela história do copo meio cheio e copo meio vazio? Dificilmente uma pessoa ansiosa consegue enxergar o copo meio cheio.  O ansioso costuma enxergar o copo mais vazio do que ele realmente está.

Então hoje, dia de Natal, quero te propor começar a enxergar as coisas boas na sua vida.

Antes que você pense: “se fosse fácil eu já teria feito!”, eu posso afirmar que sei como você se sente. Eu também me irritava quando as pessoas falavam a mesma coisa pra mim.

Eu não conseguia ver nessas palavras uma tentativa de me ajudar e sim como uma crítica.

Mas sabe de uma coisa? O sentimento de que eu sempre era criticada ou não amada era meu, não era vindo de ninguém, mas do meu coração ferido.

Como uma pessoa que conseguiu uma mudança de vida e deseja ajudar outras pessoas a ter uma vida melhor eu quero te encorajar a começar a mudança.

Para isso te convido a dar o primeiro passo para acabar com esse sentimento de solidão.

Faça uma lista de tudo o que você tem de bom na sua vida, desde estar vivo, ter água para beber, ar para respirar, enfim, tudo… Eu faço um desafio a você: encontrar  30 coisas boas que você tenha motivo para agradecer.

Antes que você pense que não vá conseguir, comece!  Pegue um papel e escreva. Você vai notar que as coisas vão surgindo…

Se você não conseguir listar 30 motivos, anote quantos for possível e com o tempo irá aumentar.

Depois, guarde a lista ao lado da sua cama e ao acordar e antes de dormir leia atentamente cada item.

Faça isso por pelo menos 21 dias que é o tempo mínimo para que seja criado um hábito.

Ao acordar, respire fundo, sorria e diga “Obrigado por mais um dia!” e leia a sua lista.

Então, vamos tentar?  Pode ser uma ótima oportunidade para começar a mudança que você quer ter na sua vida.

E eu te peço só duas coisas:

1º – Comente abaixo a sua experiência com o exercício.

2º – Compartilhe com outras pessoas esse artigo, seja nas suas redes sociais ou por e-mail.

É isso, espero que esse artigo ajude você a chegar ao próximo natal diferente quem sabe você também esteja disposto a ajudar outras pessoas a serem mais felizes.

Um abraço carinhoso, um beijo e até o próximo artigo.

Rose.

E-book Grátis ensina Como Controlar o TRANSTORNO DE ANSIEDADE de forma simples.

Rosemary

Formada em Odontologia pela Faculdade de Odontologia de Bauru-USP, com especialização em Ortodontia e Ortopedia Facial pela FUNBEO-USP, sempre se interessou pelo Desenvolvimento Pessoal, por isso, paralelamente à Odontologia cursou Medicina Tradicional Chinesa-Acupuntura, Body Mind Talk e Terapia TFT e formou-se em Coaching Pessoal e Profissional pela Sociedade Brasileira de Coaching. Atua em consultório particular exercendo Ortodontia e atende clientes de Terapia e Coaching.

Website: http://rosemarydecastro.com