Saia do buraco- Viva a vida para a qual Deus te criou.

Muitos de nós já nos sentimos em profunda tristeza e nos sentimos como num buraco profundo, sem forças até para respirar, mas não precisamos ficar assim, Deus quer que tenhamos vida plena. Saia do buraco com a atitude certa.

Buraco no Dicionário Online significa qualquer abertura num corpo, furo, orifício.

Também tem o significado de dificuldade ou complicação. Pode significar um lugar muito distante ou atrasado.

No nosso caso o buraco em que nos encontramos não se trata de nenhum buraco físico ou lugar atrasado, nem ao menos trata-se de uma dificuldade ou complicação.

Na verdade as vezes tendemos a achar que estar no buraco tem o significado de estar sem grana, cheio de dívidas…sim, nesses casos podemos falar que estamos num buraco, mas não estou me referindo a ele, eu acredito que o buraco  financeiro é até mais fácil de identificar.

Mas que buraco é esse que estou falando então?
Estou me referindo a um buraco muito mais profundo, um lugar sombrio no coração , na mente e na alma.

afundar-buraco

Esse buraco é tão íntimo que carregamos ele para onde formos, não importa onde vamos, ele estará lá e se encaixará nesse outro lugar. Mesmo que a gente vá para um bom emprego, ou um ótimo casamento, logo começamos a perceber que não estamos melhores na nova situação.
O exterior pode ter mudado mas ainda estamos vivendo no mesmo buraco.

Pensamos como vou me livrar dessa pessoa , ou dessa situação desagradável, quando o que precisamos mesmo é sair do buraco em que vivemos.
Infelizmente nós muitas vezes nos acostumamos ao buraco em que vivemos …. Alguns enfeitam o buraco, fazem uma decoração e não percebem  que o que tem que ser feito é sair dali.

A autora Beth Moore dá um exemplo muito interessante em seu livro Saia do Buraco. Vamos imaginar que você vive há anos em um trailer velho, muito pequeno que mal consegue ficar em pé, imagine o odor do banheiro que vai para todo o trailer, com o tempo, suas roupas tem cheiro do lavatório , ou até seu cabelo….

Imagine agora que você ganhou uma casa novinha, com alicerce e armários , onde finalmente poderá guardar suas roupas, você não vê a hora de entrar na sua nova casa, se mudar para lá. Então você acelera o motor velho do trailer e  o leva até sua nova casa, entra com ele em sua nova sala de estar derrubando algumas paredes e finalmente respira aliviado e tenta sentir o cheiro do seu novo lar. Um cheiro novo, diferente.

Mas, no suspiro profundo você percebe um odor que se parece ao do seu velho trailer e do banheiro velho. Você buscou mudança, mas de repente você percebe que apesar do novo lugar tudo cheira decepcionantemente familiar.

Apesar de ser triste, a percepção de que você está levando o buraco para onde você está indo, pode ser uma ótima noticia, pois você pode entender que isso não precisa ser assim. Como no caso do trailer velho, você não precisa dirigi-lo até sua nova casa, você pode soltá-lo e deixar dele e afinal viver na sua nova e espaçosa casa.

Pode ser que você tenha percebido que anda levando o buraco como o caramujo leva a sua casa, de um lado a outro, mas quero te dizer uma coisa, você não está sozinho. Muitas pessoas estão nessa situação e o pior, muitas nem percebem que estão num buraco.

Podemos ter certeza que apesar de muitas pessoas estarem em situações privilegiadas, serem bem sucedidas, às vezes até invejadas, existem mais pessoas infelizes do que felizes, mais pessoas que se sentem derrotadas do que vitoriosas. E existe um grande número de pessoas que se encontram em completo desespero.

mulher-desespero

Num buraco dificilmente conseguimos nos mover, ficamos presos a situação , não temos um terreno firme para pisar e ainda não conseguimos ter visão de coisas boas, um buraco é escuro e sombrio, tira nossas esperanças, a falta de janelas no buraco acaba nos convencendo que não temos para onde ir e o pior, a falta de visão nos tira o sonho de termos uma vida diferente. A falta de sonhos e esperança envelhece-nos rapidamente.

Como estamos muito preocupados com nossos pés atolados não olhamos para cima, onde se encontra  a saída e não olhamos para quem realmente pode nos tirar do buraco.

Bem, agora que descobrimos que podemos nos encontrar num buraco temos que ter a certeza que não devemos querer permanecer nele. Não importa como você foi parar ai, o importante é que você pode sair.

Mas lembre-se, para sair você terá que andar e começar a sentir-se vivo e capaz. Mas não só isso, você precisará de ajuda. Uma ajuda de outra pessoa pode ser muito boa em uma ou outra situação , mas para que você tenha sua libertação total e seus pés firmes num terreno como rocha terá que pedir primeiro a Deus.

Todos precisamos de Deus , mas muitas pessoas demoram a perceber a sua dependência e acabam sofrendo mais do que precisariam.

Eu creio que Deus pode usar muitas formas para te livrar , inclusive outra pessoa para estender a mão, mas toda a dependência deve vir de Deus.

Deus me conhece e te conhece, ele nos criou a sua imagem e semelhança, mas será que estamos vivendo a vida para a qual Deus nos criou? Ou estamos vivendo vidas derrotadas porque não temos a coragem de olhar para cima e clamar por socorro e ter realmente um relacionamento intimo com Deus?

E para terminar quero deixar aqui os versículos  1 e 2 do Salmo 40. Podemos ver que o salmista está atolado em lama mas foi tirado e colocado em local seguro:

“Coloquei toda minha esperança no Senhor;

Ele se inclinou para mim e ouviu meu grito de socorro.

Ele tirou-me de um poço de destruição,

de um atoleiro de lama;

pôs os meus pés sobre uma rocha

e firmou-me num local seguro.”  (Salmo 40: 1 e 2)

Espero que esse post possa te inspirar a começar uma nova vida ou ajudar pessoas que você conhece que precisam urgentemente sair do buraco e ter a vida que Deus tem para cada um de nós, por isso não esquece de compartilhar.

Com amor.

Um abraço carinhoso, um beijo e até logo.

Rose

 

 

 

 

 

 

E-book Grátis ensina Como Controlar o TRANSTORNO DE ANSIEDADE de forma simples.

Rosemary

Formada em Odontologia pela Faculdade de Odontologia de Bauru-USP, com especialização em Ortodontia e Ortopedia Facial pela FUNBEO-USP, sempre se interessou pelo Desenvolvimento Pessoal, por isso, paralelamente à Odontologia cursou Medicina Tradicional Chinesa-Acupuntura, Body Mind Talk e Terapia TFT e formou-se em Coaching Pessoal e Profissional pela Sociedade Brasileira de Coaching. Atua em consultório particular exercendo Ortodontia e atende clientes de Terapia e Coaching.

Website: http://rosemarydecastro.com