Papel da meditação e relaxamento na ansiedade

A sociedade, hoje, vive no caos, que de certa forma nos atrai: o progresso. A rotina das grandes cidades, centros comerciais e financeiros nos leva a uma vida desgastante e nos deixa ansiosos (aflitos, agoniados, perturbados) com o que pode vir no amanhã ou no próximo instante. A ansiedade tem seus sintomas;  é uma patologia séria e está muito longe de ser uma frescura ou fraqueza.

A ansiedade traz consigo alguns sintomas:

  • Preocupações, medos e tensões com exagero.
  • Sensação de desastre frequente.
  • Preocupação contínua com relações familiares, dinheiro e trabalho.
  • Medo irracional de ser humilhado em público.
  • Pavor de situações difíceis.
  • Tensão nervosa e dores nas costas.

A ansiedade vem principalmente do nosso hábito de tentar prever o futuro e defini-lo, porém, o amanhã, ninguém sabe. Então, traçamos o básico sobre a ansiedade, vamos entender o que a meditação pode fazer.

Meditação

Ao contrário do que muitos pensam, meditar não é esvaziar a mente de pensamentos. O indivíduo que medita concentra sua energia e pensamentos para si, trazendo paz à sua mente e melhorando sua energia interior. Meditação deixou de ser um assunto esotérico alternativo e se tornou fator cientifico.

De acordo com o portal namu.com.br a meditação libera endorfinas e melhora a concentração. Essa afirmação foi feita durante o simpósio da Unifesp, relaciona à técnica Mindfulness.

Baixe já o Relaxamento Guiado Viva Leve

Clique na imagem e baixe o Relaxamento Guiado Viva Leve!

Para o estresse e ansiedade, não é diferente, pois, desligar-se do mundo e se concentrar em você, para si próprio é um excelente exercício. Respire fundo e concentre sua mente. Pode ser difícil para os meditadores de primeira viagem, por isso,começar a meditar usando uma meditação guiada pode ajudar bastante quem quer iniciar na prática da meditação.

Para os budistas, meditar não é só uma questão individual, é uma questão de moralidade e ambiente. Eles acreditam que para meditar, você tem que ter uma boa bagagem moral, ou seja, cessar o mal da sua vida.

A  meditação tem sua origem  na Índia e China onde é uma prática milenar,  há alguns anos porém, começou a chamar a atenção da ciência no Ocidente que começou pesquisar seus efeitos sobre o cérebro e saúde em geral.

 

Meditação e Ansiedade

Meditação e Equilibrio

Como vimos, a ansiedade é um fator de muitas doenças na atualidade,  vem com a nossa preocupação com o mundo e nos esquecemos do nosso bem estar. Sendo assim, meditar, nos leva ao centro da nossa própria existência, melhorando nossa concentração, humor e capacidade de decisão e muitas outras vantagens,  ativando nossa sabedoria interna.

Em vez de ficarmos aflitos com a promoção que não veio, ou o medo constante de sermos demitidos, podemos simplesmente nos concentrar em fazer um bom trabalho, pois para os budistas, a recompensa vem com mérito, com esforço.

Isso também é uma prática cristã, fazer o melhor que pudermos em todas as coisas.

Tem um versículo na Bíblia que diz:  “ Tudo quanto te vier à mão para fazer , faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma”. ( Eclesiastes 9:10)

O progresso nos levou para frente em muitos quesitos, porém, estamos nos esquecendo de nós, de nossa paz, por isso, parar ,olhar pra dentro de si, conhecer-se  mais é uma ótima escolha. A meditação é uma grande aliada para ter momentos de paz e tranqüilidade mesmo que não saiamos do nosso lugar.

Muitas vezes estamos tão esgotados de trabalhar, muitas  preocupações, principalmente os ansiosos que não conseguem se desligar das tarefas e preocupações com todas as coisas, pensamos que estamos precisando de férias , mas quando tiramos nossas férias a cabeça não relaxa como deveria, quantas vezes não voltamos das férias com nossa mente cansada assim como estávamos no inicio das férias.

A meditação tem o poder de fazer com que nossa mente relaxe e se renove , trazendo mais qualidade de vida para quem a pratica.

Unir a meditação à prática de exercícios físicos e alongamento é uma ótima atitude para todas as pessoas , mas principalmente os ansiosos tem muitos benefícios com essa prática.

Deixar de sermos tensos, evita principalmente dores nas costas, que carregam toda a tensão do dia, desfazendo as contrações musculares.

Você pode levar uma vida mais leve!

Se você achou que esse artigo te ajudou deixe seu comentário e compartilhe com outras pessoas. Assim você me ajuda a levar mais benefícios a outras pessoas.

Um abraço carinhosos, um beijo e até loguinho.

Rose

E-book Grátis ensina Como Controlar o TRANSTORNO DE ANSIEDADE de forma simples.

Rosemary

Formada em Odontologia pela Faculdade de Odontologia de Bauru-USP, com especialização em Ortodontia e Ortopedia Facial pela FUNBEO-USP, sempre se interessou pelo Desenvolvimento Pessoal, por isso, paralelamente à Odontologia cursou Medicina Tradicional Chinesa-Acupuntura, Body Mind Talk e Terapia TFT e formou-se em Coaching Pessoal e Profissional pela Sociedade Brasileira de Coaching. Atua em consultório particular exercendo Ortodontia e atende clientes de Terapia e Coaching.

Website: http://rosemarydecastro.com