O Medo, o Gafanhoto e a Autoestima.

A palavra medo provém do termo latim metus. Pode vir de uma ameaça real ou imaginária, causando angustia e afastamento do que perturba. O medo é uma sensação muito comum em pessoas ansiosas, pela constante preocupação com o futuro.
O gafanhoto é um inseto pequeno, varia de 1,5 cm até 10 cm, é um inimigo dos agricultores, bandos de gafanhotos devoram lavouras inteiras, ele pode comer metade do seu peso corporal todos os dias, em alguns lugares eles são comidos e são boas fontes de vitaminas.
E a autoestima? A autoestima é a auto avaliação que fazemos de nós mesmos, ela é subjetiva e muito sujeita às crenças que a pessoa tem de si própria, podendo ser negativas ou positivas.
Todos nós , pelo menos uma vez na vida sentimos medo, ele pode ter se apresentado na sua vida quando você era bem pequeno ainda e pode ser um companheiro constante na vida de muitas pessoas.
Mas o que isso tem a ver com o gafanhoto e a auto-estima?

Gafanhoto em cima de uma mesa
Existe uma história da Bíblia que conta que depois que o povo de Israel passou por todo o deserto, eles chegaram perto da Terra que Deus tinha prometido a eles que daria.
Deus tinha tirado eles do Egito através de Moisés, mandou as 10 pragas pois o Faraó não queria que eles fossem embora, pois eles eram escravos lá e Deus fez uma série de milagres inclusive abrindo o Mar Vermelho lembra?
Ai, eles atravessaram o deserto, ficaram 40 anos no deserto até que finalmente estavam avistando a Terra que Deus tinha prometido a eles, uma terra muito fértil, estava na hora de tomar posse dessa terra e não ser mais escravo numa terra estranha.
Então Moisés separou 12 homens para espionar a terra, ver se o povo que morava lá era forte ou fraco, se eram poucos ou muitos, pediu também para examinar a qualidade da terra, se tinha matas e falou para terem coragem e trazer alguns frutos de lá.
E o grupo foi, ficaram espionando a terra por 40 dias e cortaram um galho de parreira com um cacho de uva que precisava de dois homens para carregar.
Dos 12 homens que foram vieram falando que a terra era boa mas que não dava para eles enfrentarem não, tinha gigantes e cidades muradas.Eles ficaram com medo
Somente 2 tinham confiança de que podiam atacar.Calebe um dos corajosos disse: – “Vamos atacar e conquistar a terra deles, somos fortes e conseguirem isso”
Mas os medrosos começaram a falar coisas falsas sobre a terra, dizendo que a terra não produzia suficiente, que os homens eram gigantes e que perto deles eles se sentiram como gafanhotos e que para os moradores os israelitas também pareciam gafanhotos.
Ao ver essa história vemos como aqueles homens se sentiam um nada, uns gafanhotos.
Uma das piores coisas que podemos fazer é enxergar a nos mesmos somente pelos olhos embaçados da baixa autoestima, que faz com que a gente enxergue somente os defeitos , as fraquezas e falhas.
Os homens espiões ainda disseram que eles e os seus filhos serviriam de carne para os gigantes, eles iriam comê-los porque as pessoas comem gafanhotos.
Vemos que já a imagem distorcida que eles tinham de si já estavam passando aos seus filhos.
E você? Você se vê como um gafanhoto diante de gigantes?
Como você se coloca na sua vida? Será que você tem pensado: eu sou um gafanhoto, qualquer gigante pode pisar em mim….?
Um gafanhoto tem medo porque tudo é maior que ele. Assim sentem também os medrosos, tudo na vida é maior que eles. Tudo é gigante.
Indica que você poderá se assustar com o menor dos gafanhotos.
E como aqueles espiões medrosos sentiam-se fracos e como nada diante dos moradores da cidade que Deus tinha dado a eles , eles acharam melhor desistir, voltar para o Egito onde eram escravos ao invés de enfrentar e acreditar que Deus estava com eles.
Em Deus podemos superar todas as coisas, mas o medo faz com que a gente pense mal de nós mesmos , fazendo com que a gente se sinta um nada, um simples gafanhoto.
Veja, a fêmea gafanhoto faz um buraco na terra e coloca os ovos que demoram cerca de 6 semanas para que nasça o pequeno gafanhoto, não está pronto para voar ainda, mas come muito, devora tudo que encontra na frente.
O medo é uma espécie de ovo que é colocado em nossa mente, as vezes pelos pais, professores quando nos dizem que não fazemos nada certo, que somos uns desastrados, que não vamos dar nada na vida, ao longo da nossa vida pode ser que a gente continue a incubar esse ovinho, ouvindo de colegas, ou mesmo nós próprios repetindo que somos um desastre mesmo.

Mulher com medo
E chegamos na adolescência já com a idéia formada que somos um desastre mesmo, que não temos conserto.
O medo acontece assim, um ovinho que vai sendo colocado no seu inconsciente que cresce e se desenvolve e vai mastigando tudo, mastiga sua personalidade, sua autoestima, seus sonhos, seu futuro, até que você comece a se sentir e se ver como um gafanhoto.
Quero te encorajar a pensar agora como uma pessoa adulta, muitos ovos de insegurança e medo que foram plantados no seu inconsciente não tem razão alguma de estar ali, na verdade, quando você recebeu algumas sentenças na sua vida você não tinha maturidade emocional de pensar se aceitaria ou não essa sentença.
Mas hoje não, você tem capacidade e deve questionar se precisa aceitar como verdade o que foi plantado em sua mente mas que não te pertence.
Mude hoje as sentenças de medo e insegurança que plantaram em sua vida.
Deus te quer vitorioso, mas o inimigo te quer escravo, um gafanhoto para ser pisado.
Levante-se e use sua mente poderosa para acabar com todos os ovos plantados pelo maligno para te derrotar.
Porque na Bíblia há um versículo que tenho certeza que você conhece, agora só falta crer de todo coração: “ Posso todas as coisas em Cristo que fortalece” Filipenses 4:13
Então é hora de agir…
Que você tenha uma semana de vitórias e crescimento.
Um abraço carinhoso, um beijo e até logo.
Rose

E-book Grátis ensina Como Controlar o TRANSTORNO DE ANSIEDADE de forma simples.

Rosemary

Formada em Odontologia pela Faculdade de Odontologia de Bauru-USP, com especialização em Ortodontia e Ortopedia Facial pela FUNBEO-USP, sempre se interessou pelo Desenvolvimento Pessoal, por isso, paralelamente à Odontologia cursou Medicina Tradicional Chinesa-Acupuntura, Body Mind Talk e Terapia TFT e formou-se em Coaching Pessoal e Profissional pela Sociedade Brasileira de Coaching. Atua em consultório particular exercendo Ortodontia e atende clientes de Terapia e Coaching.

Website: http://rosemarydecastro.com